18 Comments on “Cada vez mais difícil ou fácil?

  1. Primeiramente, parabéns pelo gráfico! Muito bacana essa noçao dos ultimos concursos… Acredito certamente que os candidatos evoluiram!! Em 2006 nao tinha cursinho, quase nao tinha questoes para treinar o conhecimento. Certamente essa agora essa linha vai subir um pouco mais!

  2. Acho q a tendencia é se aproximar da linha de 2008. A de 2011 foi muito estranha. Portugues total e nivel de questoes baixo. Espero uma prova dificil para selecionar realmente quem estudou os detalhes e em ingles que é essencial para a profissao.

  3. 2008 e 2011 aws linas são praticamente paralelas, relamente o que diferenciou nos dois anos, foi o nível da prova e não o nivel dos candidatos. Como podemos perceber em 2006, onde existia uns muito bem preparados, sendo que a diferença foi exponencial.

  4. Ambas as coisas aconteceram: provas ficaram mais fáceis e concorrência se aprimorou.

    Mas acho que a concorrência se aprimorar mais do que em 2011 é muito difícil, dado que as notas de 2011 já foram muito altas, além de este concurso ter aparecido meio que "de surpresa", com um edital dando apenas 2 meses até a prova.

    Quanto ao nível da prova, acho que a tendência é que seja como a de 2011. Dado o número de 206 vagas, o corte seria muito baixo se for como a de 2008.

  5. concordo plenamente com a ultima colocação. Na verdade acredito que virá um pelotão de elite com notas bem altas e depois ..bem depois o grupo com as notas mas modestas e agrupadas , porém afastados do pelotão da frente.

  6. Acontece que com a frequência das provas os candidatos tem mantido um nível de preparação, o que é normal quando o processo seletivo é realizada com este lapso temporal, ou seja, no máximo a cada 3 anos. Outra coisa a observar é que a maneira como a prova foi elaborada. Em 2006 teve uma quantidade, posso dizer, anômala de questões do PNA, o que desta forma puxa a nota máxima para baixo. Afinal estudar PNA e principalmente entender não é para qualquer um. Como dito algumas vezes por aqui, PNA não foi feito para decorar, mas sim para entender. Por isto esta configuração do gráfico, que foi muito bem elaborado. Parabéns.

    OBS. Sei que aqui não é o tópico adequado, mas neste etital há uma falha. No conteúdo programático há assunto de manobras de navios e na bibliografia recomendada não há o capítulo 12 do Arte Naval conforme consta na NORMAM 12.

  7. É realmente!! Quanto a manobras de navios (amarrar e fundear) não vejo problema também, afinal tem em vários livros. Mas a parte de Manobras de rocegar, amarrar à bóia e largar da bóia. Esta parte reporta quase especificamente ao Arte Naval, leia-se capítulo 12. Não lembro de ter estudado isto no Shiphandling for the manirer e muito menos PNA.

  8. É realmente! Entretanto, mesmo sendo bibliografia recomendada, você já viu alguma questão de prova que seja de alguma obra que não esteja na relação de bibliografia recomendada? Certamente não viu e não verá, nunca. Isto pode ter certeza. Afinal a bibliografia recomendada neste caso, não é aquela que os cursos preparatórios entendem ser o melhor, mas sim o que consta no próprio edital. Isto desta forma se torna relativo na seara jurídica. Basta cair uma questão sobre estes tópicos e ponto. Haverá um universo de ações judiciais. É só provar, o que é simples, que para cada tópico do conteúdo programático há uma correlação com uma bibliografia e somente aqueles tópicos não há correlação alguma. E o pior, conta na NORMAM 12 e não no edital. Vishi!!!!! Não esqueçamos que toda prova de praticagem é ligada diretamente a quantidade de ações judiciais que sejam impetrados a cada vez da realização do processo seletivo (PS). Um PS muito conturbado acaba por atrapalhar o almirantado. Isto é sabido por todos e é justamente isto que evitam. Busca-se uma prova com a menor possibilidade de questionamentos jurídicos que venha a ter. Mesmo sendo meramente sugestão.

  9. Engano seu, colega! Questão de 2006, explorando o conceito de camada limite. Não é do PNA a questão.

    Se tiver curiosidade, dá um ctrl + c e coloca a questão no google. Vai ver que ela é literal do Ship Dynamics for Mariners (eu acho… se não for esse, é o Behavior of Ships… um dos dois).

    Não sei se, em 2006, eles previam esse livro. Creio que não porque, em 2006, o Mesquita entrou na banca com as ideias de usar o PNA.

  10. Se ele está participando eu não sei, mas me asseguraram que as questões que sobraram de 2006, que foram elaboradas por ele, estão sendo escolhidas criteriosamente e a prova virá muito bem recheada com essas questões. O objetivo é separar os homens dos meninos que pensam que ser prático é para qualquer um ……

Deixe um comentário