Porto de Itajaí passa a operar com navios de até 300 metros

Porto de Itajaí passa a operar com navios de até 300 metros

O Complexo Portuário do Itajaí já opera com navios de até 300 metros de comprimento e 40 metros de boca, em caráter experimental. O novo parâmetro de navegação foi homologado pela Autoridade Marítima na última terça-feira (2) e informado à Autoridade Portuária por meio do ofício 797/DelItajaí-MB.

“A confirmação da viabilidade técnica para operarmos com segurança navios desse porte em nossos canais de acesso e, principalmente em nossa bacia de evolução, é resultado de vários estudos de manobrabilidade de navios e modelagem numérica que vêm sendo realizados e tem a total concordância da praticagem de Itajaí”, explica o superintendente do porto, Antonio Ayres dos Santos Júnior. Ele acrescenta que a conquista pode ser creditada ao trabalho conjunto das autoridades Portuária e Marítima, praticagem e terminais portuários APMT e Portonave.

A primeira operação com o novo parâmetro ocorreu na quinta-feira (4), com a atracação do navio MSC Luiza, de 300 metros, no terminal Portonave, em Navegantes. Entretanto, esse fato abre a novas perspectivas para que os berços da margem direita – APMT e Porto Público – também possam operar navios das novas gerações que navegam na costa brasileira.

Bacia de Evolução

Independente da autorização para operar navios de maior porte, a Autoridade Portuária continua com os estudos para a implementação de uma nova bacia de evolução para o Complexo do Itajaí, com 450 metros de largura e que possibilitará operações com navios com até 336 metros de comprimento e 48,2 metros de boca.

“Essa obra é fundamental para que o Complexo Portuário continue no mercado, uma vez que a navegação vem operando com navios cada vez maiores, o que é uma tendência mundial. Alem disso, nosso Complexo precisa estar preparado para competir de igual para igual com todos os portos do Sul do Brasil”, explica o superintendente.

Fonte: Autoridade Portuária 

Deixe um comentário