Questão 61.2011 – Interpolação de maré

“O carregamento de um graneleiro foi completado às 22h15min. O navio precisa adicionais 45min a fim de prontificarse para a desatracação. O canal natural e abrigado de acesso ao porto tem profundidade mínima cartografada de 10m em vários trechos que não podem ser evitados pelo navegante, inclusive logo no seu início. Considerando a situação apresentada e os dados abaixo, calcule até que horário limite aproximado o navio pode desatracar e demandar o ponto de espera de prático e assinale a opção correta:

 Hora-legal padrão
 Maré tipo semidiurna
 Meteorologia – sem interferência nas marés
 Margem de segurança no cálculo da altura da maré – zero
Calado – 11m (graneleiro em águas parelhas)
Profundidade mínima admitida abaixo da quilha – 1m
Tempo de navegação até sair do canal – 60min

A partir do enunciado da questão verficamos que precisaremos determinar primeiramente o horário em que a maré estará com uma altura de 2m, que é a diferença entre a menor profundidade cartografada no canal e a profundidade necessária para aquele navio na ocasião (calado 11m + FAQ 1m). Após determinado o horário da referida maré, deveremos considerar o tempo de navegação de 60min para encontrarmos o horário limite aproximado para desatracar. 

Da tábua de marés obtemos os dados de amplitude (5,7-1,1=4,6) e variação de maré (2m-1,1m=0,9m), usando como referência a maré das 0418, para usar na tabela II.

Na tabela II obtemos a fração da amplitude (18).

Agora entramos na tabela I com a fração da amplitude (18) e com a duração da vazante (0418-2200=06h 18min) para obtermos o intervalo de tempo entre a maré 2m e a maré 1,1m.
A partir da nossa referência, 0418, subtraimos 1h 40min para encontrar o horário da maré de 2m, obtendo 0238. Como a navegação no canal dura 60 min o horário limite de saída seria antes das 0138. Dentre as alternativas:
(a) 00h 35min
(b) 01h 00min
(c) 01h 20min
(d) 02h 00min
(e) 03h 15min
a que atende é a letra (c) 01h 20min.

17 Comments on “Questão 61.2011 – Interpolação de maré

  1. "Transit/Range" ou alinhamento é a LDP determinada pela visualização a olho nu de dois objetos representados na carta náutica em linha (Navegação: a ciência e a arte – pg120).
    "Leading line" seria um alinhamento como LDP de segurança (Navegação: a ciência e a arte – pg187).
    Ambos são alinhamentos, mas a "leading line" seria um auxílio à navegação estabelecido para indicar a rota segura.

  2. Caro praticante de pratico , meu nome é Márcio e fiz esta prova em 2011. Embora tenha enviado recurso que foi indeferido volto a pedir uma simples análise de erro de entrada na tabela I pois a duração da vazante de 06:18 é muito mais para arredondamento às 06:20 o que pela fração de amplitude 16 daria altura de maré às 02:38 de 1,9m. Quer dizer que não há resposta correta por impossibilidade de se usar corretamente as tabelas.Estou aberto para mudar minha opinião e aprender um pouco mais. Saudações marinheiras.

  3. Caro Márcio,
    Entrando na tabela I com 0620 e 19, que é o valor mais próximo de 18, encontramos um intervalo de tempo de 01h 50min. Isso no fim das contas vai dar uma hora limite de 0128, que é bem mais perto de 0120. Confirmando mais uma vez a resposta correta.

  4. Caro moderador, já tinha feito esta análise e ela é pertinente , sem dúvida ,caso entremos nas tabelas isoladamente e sem seguir a sequencia reversa deste sistema de determinação da altura da maré. Apenas considerei que os passos dados até chegar na tabela I (que reversamente seria a última) estão certos , depois é que se força a barra para não se considerar 06:20 e sim 06:00 para se encaixar a fração de amplitude 18. Em suma , se for para se ajustar interpolando traduz em questão sem resposta objetiva(contestável), apesar desta interpolação ,como bem anotado por voce acabar levando para o horário de 01:20. Mas que não há resposta objetiva é um fato, não acha? Abraços.

  5. Olá! Excelente postagem.

    Você sabe me dizer em qual (ou quais) publicação(ões) eu posso aprender a resolver esse tipo de questão?

    Muito obrigado.

    Jorge

  6. Alguem saberia explicar ao certo as obrigações entre LRIT e SISTRAM. Durante o texto fica claro que estar participando do LRIT e SIMMAP não elimina a necessidade de participar do SISTRAM, no entanto, na tabela de exemplos consta:

    Embarcações de passageiros, inclusive embarcações de passageiros de alta velocidade, de bandeira brasileira, engajadas ou não em viagens internacionais.

    Somente LRIT

    Embarcações de carga, inclusive embarcações de alta velocidade, com AB igual ou maior a 300, de bandeira brasileira, engajadas ou não em viagens internacionais.

    Somente LRIT.

    Embarcações de bandeira estrangeira e nacionais não enquadradas no Sistema LRIT, operando nas AJB, empregadas no transporte de petróleo, gás natural e derivados, na aquisição de dados relacionados com a atividade do petróleo e gás natural, na prospecção e lavra de petróleo e gás
    natural, navios-sonda, plataformas de perfuração e
    embarcações de apoio marítimo.

    Somente SIMMAP

    Pela minha interpretação, todas deveriam fazer parte do SISTRAM também.

    Será que alguem consegue explicar porque acontece isso?

  7. Colega, faltou interpretação de texto, o enunciado é bem claro: calcule o horário aproximado, logo, não haverá a resposta nos itens, te vira kkkkkkkkkkkkkkk

Deixe um comentário